Santorini

1920_shutterstock_132953783-fl

A Grécia é sensacional!

É um país diferente de todos que você irá conhecer! E as paisagens, nenhuma foto conseguirá descreve-la, e o melhor de tudo, não é um país caro e é um lugar tranquilo para se fazer um turismo independente.

É impressionante como o hábito e cultura dos gregos, não se compara com nenhuma outra nação!

Começamos pelo inglês, que falam rápido demais, e se não se atentar á conversa, não irá entender nada, haha, parece até que estão falando Grego.

Aqui neste post, falaremos exclusivamente de Santorini e seus arredores, a ilha mais procurada da Grécia.

Para chegar em Santorini, vindo de outras ilhas, as opções são barco atracando no Porto de Thira,  ou então vôos domésticos vindo de Atenas.

Vindo de outros países da Europa, o vôo é direto, pois Santorini abriga o Aeroporto Internacional de Santorini (Thira como se lê ou Fira como se pronuncia). Partindo da América do Sul com destino a Grécia, serão pelo menos duas paradas até a ilha.

Chegando no aeroporto, há opções de ônibus públicos com um tempo estimado de 15 minutos ou taxis com aproximadamente 10 minutos até o centro de Fira, capital de Santorini, onde concentra-se a maioria dos turistas.

Aliás, o centrinho minúsculo de Fira é o lugar ideal para se hospedar.

Ali, estão os hotéis mais baratos, as lojinhas, cafés e demais comércios. O terminal de ônibus localizado também no centro, é ideal para um bate-volta para outros lugares próximos.

santorini-oia-juillet-les-touristes-font-l-achat-en-juillet-dans-la-ville-d-oia-sur-l-île-de-santorini-grèce-45193673

Caminhe pela cidade por conta própria, e não se assuste quando estiver dando uma volta pelas ruas movimentadas de Tira e um grego berrar na sua orelha “lhe convidando” para almoçar em seu restaurante, igual aqui no Brasil, mas aqui nós chamamos de feira. (rs)

Caso não queira adentrar nos diversos restaurantes do centro, comer um Pita gyrus Kebabs ou churrasco grego pela rua é uma opção bem econômica! Existe também um pronto-socorro público que atende bem ao turista, caso não caia bem qualquer alimento grego.

As opções de curtição pela noite, também não será difícil de encontrar, há barzinhos e pubs pelo centro e os convites através de folhetos para baladas são constantes. Claro, tudo isso no período do verão, a época das férias na Europa.

Santorini ou Tira, como é chamada oficialmente, com suas casinhas brancas e igrejas com a cúpula azul, é uma das ilhas mais visitadas da Grécia e sem dúvida a mais charmosa, e não é pra menos, as belezas naturais encontradas nesta ilha é de encher os olhos.

Seguindo pelas vielinhas estreitas e enfeitadas com flores, na direção do mar, perceberá uma enorme tranquilidade quando coloca-se a contemplar a imensidão do Mar Egeu com seus barcos deixando um suave rastro no mar azul, e um pôr do sol deslumbrante com a vista incrível da ilha do Vulcão Thera.

Cara, se vai para Santorini, procure estudar um pouco a história do Vulcão Thera e o que já ocorreu naquela região Antes de Cristo.

É de se apaixonar literalmente pela história, pois é um verdadeiro estudo do passado da humanidade.

A cratera do Vulcão Thera

Nea_Kameni_Web

Vulcão Thera

A cretera do Vulcão Thera pode ser visitado através de um passeio guiado. Os ingressos podem ser comprados com antecipação dentro do seu hotel ou lá embaixo no porto, de onde saem as escunas, barcos e navios. Chegar lá embaixo é uma outra aventura…Podemos descer por um elevador (pago), ou montado em um dos burrinhos ou cavalos de Santorini (também pago, mas não recomendo e somos contra qualquer tipo de transporte de tração animal), ou então descer “na raça” as escadarias de Santorini com seus 1300 metros e que é uma das escadarias mais incríveis do mundo.

Voltando a falar do  passeio á cratera do Vulcão Thera, que está localizado bem no centro da ilha, você verá apenas o que restou do vulcão (uma grande cratera) e muitas pedras  vulcânicas, portanto o ideal é fazer a visita guiada para entender o que houve naquela região e sair de lá rico de conhecimento. Logo mais, poderá tomar um banho nas termas.   A paisagem por todos os ângulos é sensacional.

O retorno á Santorini impressiona. Aquele paredão grandioso que anuncia a chegada á cidade, é surreal…

Paredao Santorini

Praias

Estar na Grécia e não curtir uma praia é inadmissível, portanto compre uma passagem de ida e volta no terminal de ônibus e vá para as praias de Perissa, Perivolos ou Praia Vlichada.

Não tem como errar, o comissário de bordo do busão grita a todo momento os nomes das paradas, mas atente-se aos horários da volta para não perder…Se deseja curtir a praia até o último instante, alugue um carro e vá com maior tranquilidade.

Perivolos Beach

best-beaches-in-santorini-perivolos-beach

Outras praias que valem a visita são as White Beach, Red Beach e Black Beach, nomes estes devido ás pedras na mesma cor, e para conhecer estas praias, e o acesso é um tour de barco para chegar, exceto a praia de Red Beach que podemos chegar de ônibus, carro ou transfer.

O que não pode faltar também nesta visita a Santorini, é um bate-volta na Vila de Oia, que não dura mais que 25 minutos para chegar até lá. Procure não chegar em cima da hora, pois poderá não encontrar um lugarzinho para acompanhar o por do sol.

Todo país tem o seu mais belo pôr do sol, e o de Oia na Grécia é sem dúvida espetacular…

 Oia

coucher-de-soleil-a-santorin

Nós aqui no Brasil temos vários pores do sol digno daqueles aplausos após o último suspiro do astro rei… Ipanema, Noronha, Manaus, etc, etc e etc.

Oia como se lê ou ÍÍA como se pronuncia, a pequena aldeia no sul do Mar Egeu, é o lugar onde os Gregos defendem ter o mais belo pôr do sol do mundo.

O lugar realmente encanta, com suas casinhas brancas de cúpula azul, e várias delas com a bandeira da Grécia, além de um moinho no alto da montanha. Alguns moradores não se importam que o turista adentre ao seu quintal para acompanhar o pôr do sol. As pessoas vão chegando e povoando o local, onde os lugares são disputados centímetro por centímetro para acompanhar a vista do mar imenso e incrivelmente azul, que parece não ter fim. E se o céu estiver limpo, é a combinação perfeita para dar o título do mais belo pôr do sol do mundo para Oia. De todos os ângulos, as imagens daquele lugar ficam perfeitas.

Para chegar em Oia, as opções também são ônibus do terminal de Fira, ou alugando um carro ou quadriciclo. Não se esqueça de verificar o horário de retorno do último ônibus ao centro de Fira, geralmente eles regressam assim que anoitece, depois disso, o breu total toma conta de Oia.

Santorini, recomendadíssimo !


Onde se hospedar e o que comer:

→ Em Santorini

O lugar ideal para se hospedar, é exatamente no pequeno centro de Fira, capital de Santorini. Terás comércio, terminal de ônibus, facilidade para se deslocar para outros pontos, belos preços de hospedagens, diversos restaurantes, cafeterias e Kebabs.

Poderá também se hospedar em um hostel e comprar alimentos de supermercados, mas a cidade possui boas ofertas para alimentação, então não terá problemas, ainda mais que os gregos são bons de negócio, então pechinchar é uma boa jogada. Santorini não é uma cidade cara, talvez ainda pelo reflexo da crise mundial, onde a Grécia ainda não se recuperou e o dinheiro do turismo é muito bem vindo…Fora da alta temporada, os preços ainda são mais atrativos.


Parceria com:

logo_hdi_00027346482836928471526.png

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s