Já pensou em inserir a Eslovênia no seu roteiro pela Europa? Acredite, renderá grandes surpresas adentrar por este pequeno país do leste europeu que foge do tradicional. A capital Liubliana ou Ljubljana em esloveno, é a maior cidade do país e está a meia hora de carro do Aeroporto Jože Pučnik (LJU). Outra opção para chegar á cidade vindo do aeroporto, é via ônibus pelo terminal que fica ali mesmo na saída do aeroporto, em uma viagem de aproximadamente 50 minutos.
Aqui, a língua oficial é o Esloveno, mas o inglês é praticado para atender os turistas. Liubliana, a cidade mais populosa do país, possui ótimos apartamentos e hostels para se hospedar e conhecer a cidade e seus arredores. Caminhar pela cidade é como regressar no tempo quando presenciamos o seu Castelo Medieval, a ponte do Dragão e a linda Praça Preseren.
O Castelo de Liubliana é uma fortaleza medieval construída no topo da cidade, e a visita ao castelo é paga e leva poucas horas a permanência dentro do local. O ingresso pode ser comprado pelo site ou no próprio local e a subida é feita através de um funicular. O lugar é tão rico em histórias, que seus antepassados afirmam ter matado um dragão que habitava naquela região, e a Ponte do Dragão, uma ponte com quatro estátuas de dragão em cobre como pedestais, se tornou o simbolo da cidade. Sair de Liubliana sem tirar uma foto com o dragão é como se não estivesse realmente visitado a cidade.
Os lugares mais afastados da capital, encontraremos menos turistas e mais nativos. Encontramos dentro do ônibus, um brasileiro que reside em uma pequena cidade da Eslovênia e o mesmo dizia que fazia semanas que não falava com ninguém em seu idioma português, quando nos viu, se emocionou e quase chorou de alegria…
Na Eslovênia, podemos fazer muitas coisas em pouco tempo, afinal, o país é minúsculo e muito seguro. Ir a outros pontos turísticos da Eslovênia, a partir de Liubliana, não é problema!! podemo ir de ônibus ou trem pelo terminal da cidade. Há trens com saídas regulares para o Lago Bled (um lindo lago entre as montanhas e uma igreja bem no meio do lago) e para o Castelo assombrado de Predjama (Um castelo medieval construído na encosta de uma montanha). Alugar um carro também é uma ótima opção.
O Lago Bled e a Igreja Asunção de Maria O Castelo Predjama, construído dentro de uma caverna
Não deixe a Eslovênia fora do seu roteiro pela Europa, pois é um país de lindos alpes, riquíssimo em cultura, que faz parte do tratado de Schengen e membro da União Européia, isto é, sem controle de fronteiras, podendo entrar e sair do país quando quiser.
Enjoy
Parceria com:
Nossa. Nunca pensei nesse lugar como destino. E vou passar a considerar tipo mesmo, graças a você. Valeu!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande Mariel! Sim, um lugar maravilhoso para se conhecer.
CurtirCurtir