As 10 melhores cervejas das Américas

Vamos falar de cerveja?

Falar de cerveja, talvez seja um assunto que não chame a atenção de todos, mas para os viajantes que são amantes de cerveja, é um assunto interessante e extremamente informativo! Se você for maior de 18 anos, se aprofunde nessa matéria !

Fizemos uma pesquisa entre viajantes da maior parte da América do Sul e Central, colhendo as opiniões das cervejas mais saborosas e consumidas pelos mesmos durante as suas viagens, e claro, gerou muitas discordâncias, afinal, gosto é gosto e não se discute…

Nem sempre a cerveja mais vendida é a mais saborosa e mais querida pelos viajantes. Talvez seja mais vendida num determinado país, por ser a mais barata e consequentemente, vende mais.
Muitas cervejas foram criticadas pelo público viajante, como uma cerveja sem gosto, verdadeira água de cevada, ou pesada demais e de difícil digestão. Uma boa cerveja precisa de tempo necessário para ter uma boa fermentação, para que os açúcares fermentáveis sejam consumidos pelas leveduras, e a maioria das cervejas comerciais que são produzidas em grande escala, não respeitam o tempo ideal de fermentação. Uma boa fermentação é o fator principal para se ter uma boa cerveja. Por isso, as cervejas artesanais tende a ser mais saborosas que as cervejas comerciais.

Existe também um fator importante que é o tipo de água utilizada na fabricação da cerveja, pois estamos falando de 95% do produto, e se não houver uma água de qualidade, a cerveja também perde a qualidade. Os minerais existentes na água são os principais personagens que farão com que a cerveja se torne saborosa, pois o cálcio ajuda a promover o sabor, o magnésio serve como nutriente para a levedura, e em grande quantidade, dá um sabor amargo á cerveja. O cloreto e o sódio acentua a doçura do malte, os demais minerais e a alcalinidade e ph existentes na água, são tão importantes quanto os outros minerais, para a fabricação da cerveja.

A maioria dos viajantes amantes de cervejas, com o tempo se torna crítico de sabores, tendo condições de identificar se a cerveja é uma “drinkability”, isto é, consegue medir o quanto a bebida é agradável, bebível, palatável.

Abaixo, segue o Top 10 das cervejas mais saborosas e consumidas em toda a América pelos viajantes, afinal, beber também é cultura:

Gallo da Guatemala – É a marca de cerveja mais encontrada e consumida na Guatemala, e também uma das mais queridas entre os viajantes das Américas. Das poucas cervejas guatemaltecas, a Brahva é a única cerveja concorrente, mas a Gallo se sobressai seja no Chopp Gallo, a Gallo Light ou a tradicional. A cerveja Gallo, que vem com 118 anos de história, é ganhadora de prêmios por sua inalterável qualidade e sabor. Não é á toa que é uma das mais queridas das Américas, ocupando a décima posição entre as melhores.

Skol do Brasil – A disputa é muito equilibrada dentro do Brasil quando o assunto é cerveja, pois o mercado cervejeiro brasileiro é muito competitivo onde existem diversas marcas e estilos, mas ainda assim a Skol estilo Pilsen é a cerveja mais consumida no Brasil com uma enorme drinkabillity (desejo de tomá-la novamente), e a mais querida principalmente na região sudeste. Já os estrangeiros acham a Skol, uma cerveja muito fraca e aguada. Como o Brasil é imenso, o que desequilibra é o regionalismo, em alguns lugares a preferência é a Brahma, em outros a Antarctica ou Kayser, mas na sua maioria, a Skol vence este duelo. A Skol está também entre as mais vendidas do mundo, talvez não seja tão ruim assim como muitos dizem ser! Entre as cervejas mais consumidas pelos viajantes, a Itaipava aparece também com boa colocação, não pelo fato de ser uma cerveja saborosa, e sim pelo preço mais baixo entre elas.


 Pilsen Callao, Auténtica cerveza. Auténtica amistad

Pilsen Callao do Peru– O Peru é um país de gastronomia exuberante e também um país cervejeiro. A cerveja no país vem desde a época pré-colombiana com cervejas preparadas a partir do milho. A Pilsen Callao é uma destas cervejas que vem de longas datas, é a mais antiga do Peru e também uma das mais populares. Estar entre as melhores cervejas do Peru e entre as mais queridas pelos viajantes, é motivo de comemoração. A indústria cervejeira no Peru é bastante diversificada, a cerveja Cristal é a mais vendida, mas não caiu no gosto dos viajantes mais exigentes. A Pilsen Callao é uma cerveja leve e refrescante com um amargor e malte acentuado, ideal para acompanhar em uma rica refeição peruana.

Quilmes da Argentina – A cerveja Quilmes Cristal, a mais vendida da Argentina, marca original de Buenos Aires, é uma das mais queridas entre os viajantes. Mas só é saborosa se estiver bem gelada, segundo os viajantes, pois é uma cerveja para “matar a sede” e satisfazer a todos os paladares. Mesmo sendo uma das melhores cervejas das Américas, há quem diga que esta não é a melhor cerveja da Argentina, pois alguns viajantes relatam que a também industrializada Cerveja Patagônia da Argentina, que teve também uma boa pontuação entre os viajantes, é de melhor qualidade que a Quilmes. Maaaaaas, a mais votada foi a Quilmes e muito bem votada para estar ocupando a sétima colocação. A Quilmes escura e o Chopp também foram muito comentados e indicados.

“Buscando la perfección”

Kunstmann do Chile– A cervejaria Kunstmann é uma cervejaria artesanal, parada obrigatória para os viajantes que visitam Valdivia, Bariloche ou Santiago no Chile. Fora do Chile, podemos também encontrá-la em Minas Gerais, no Brasil. A Kunstmann Lager é uma cerveja premium puro malte, bastante pedida por viajantes que procuram uma cerveja fresca e muito saborosa. E a marca disponibiliza outros sabores tentadores como frutas silvestres (arándano), mel, trigo e outros. O Chile possui ótimas cervejas, e a mais vendida e mais popular é a Cristal, que não é tão bem avaliada pelos viajantes. A Kunstmann foi eleita pelos viajantes como a sexta melhor cerveja para tomar em viagens pelas Américas.

Austral do Chile – Essa cerveja é a marca registrada da Patagônia, devido aos rótulos que trazem as paisagens mais austrais do território patagônico, porém é fácil de encontrá-la em todo território chileno! Austral, uma cerveja produzida com água pura das montanhas, é uma cerveja de cor amarela cítrica leve e refrescante, e acima da média diante das outras cervejas chilenas. Talvez por ser encontrada com mais facilidade do que a sua concorrente Kunstmann, ela se torna a mais vendida e mais comentada entre as duas, ocupando a quinta colocação entre as cervejas mais saborosas das Américas.

Huari da Bolivia– A mais agradável da Bolívia e muito votada no quesito “cervejas saborosas” pelas Américas. A Huari tradicional é uma cerveja muito procurada para se refrescar durante um tour pelo deserto da Bolívia, e a versão “Huari com mel” que possui um gole final doce, é também muito procurada para degustação. A mais vendida na Bolívia é a cerveja Paceña, que está entre as 20 cervejas mais saborosas desta matéria, mas a Huari está eleita a mais saborosa da Bolívia, segundo os viajantes. Esta cerveja é muito mal avaliada pelos críticos de brejas, que dizem ser muito ácida, mesmo estupidamente gelada e o malte e lúpulo são quase imperceptíveis. Mesmo com avaliações negativas dos experts, a comunidade viajante elegeu como a quarta cerveja mais requisitada pelos mesmos em viagens pelas Américas.

Club Colômbia – Não é a mais vendida da Colômbia (a mais vendida é a Poker) mas é a cerveja mais pedida por aqueles que tem um paladar apurado, quando estão em solo colombiano. A Club Colômbia é uma cerveja premium classificada como uma cerveja refrescante, encorpada, equilibrada e agradável com boa drinkability. A Club Colômbia pode ser encontrada em quase todo o território colombiano, e de acordo com os viajantes, ela é uma das melhores das Américas, ocupando a terceira colocação.

Corona do México – A cerveja mais popular e a mais vendida do México, e também a segunda mais votada pelos viajantes das Américas, Corona é uma cerveja de garrafa transparente e dizem que colocando um pedaço de limão dentro do próprio gargalo, torna o gosto mais marcante. Os viajantes que visitam o México, sempre lembram de falar (e muito bem) da Corona, uma das mais vendidas no mundo. A indústria cervejeira mexicana possui um leque de variedades, e a Corona foi eleita disparada na frente de grandes marcas como a Tecate, Indio, XX e Sol, e ocupando a segunda colocação entre as cervejas mais saborosas das Américas, segundo os viajantes.

Cusqueña do Perú– Não poderia ser outra!!!! Elaborada com malte 100% de cevada, a cerveja Cusqueña é uma cerveja que deve ser servida gelada. Bastante leve e saborosa, e um pequeno toque amargo no final do gole, são as características principais da cerveja mais querida pelos viajantes das Américas. Seja ela a escura (negrita) ou dourada, vermelha (roja), trigo ou quinoa, estando em solo peruano, é a melhor pedida. Convide a galera da sua trip para um happy hour em comemoração a ida até Machu Picchu e peça um combo mix de Cusqueña peruana.

Além deste Top 10 das Cervejas mais saborosas das Américas, tivemos muitas outras bem votadas pelos viajantes e que merecem um lugar de destaque nesta pesquisa, vamos a elas:

A Cerveja é uma bebida equilibrada, de baixo teor alcoólico e níveis importantes de vitaminas e minerais que são úteis ao organismo humano. É um alimento seguro do ponto de vista sanitário, pela ausência de micro-organismos patogênicos e cujas principais matérias primas (água, levedo e malte) são facilmente controláveis. Não obstante todas suas qualidades como nutriente, antioxidante e e fornecedora de vitaminas, a cerveja é uma bebida alcoólica e por isso, seu consumo exige cuidado. É importante conhecer as propriedades da cerveja para entender seus efeitos – negativos e positivos – e para, de uma maneira adulta, responsável e consciente, pode usufruir de seus benefícios e dos prazeres que ela proporciona.

E aí? esta pesquisa está de acordo com seu paladar refinado para a cevada? ou está muito fermentado ou água de cevada? Teve o privilégio de saborear quantas destas cervejas? Conte pra nós.

Parceria com:

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s