Como desfilar no Carnaval ???

ENTRANDO NA AVENIDA – o maior espetáculo da terra

Em época do Carnaval, todo mundo fica feliz, concorda? Por algum motivo sim, pois muitos amam os desfiles com toda aquela alegoria das escolas de samba, outros preferem fugir do agito e curtir um carnaval ecológico, mas vamos concordar, todos amam principalmente o glorioso feriado prolongado, acertei?? !!!
O nosso país, riquíssimo em cultura popular e mundialmente conhecido pela nossa tradicionalíssima festa, o  CARNAVAL, nesta época existe uma grande diversidade de eventos para cair na folia. E uma delas são os “Desfiles das Escolas de Samba”. Mas você sabe o que fazer para entrar na avenida???

ENTRANDO NA AVENIDA – o maior espetáculo da terra

Carnaval de SP e Rio de Janeiro

Desfile das Escolas de Samba, um espetáculo exibido para o mundo todo, a experiência é única.
Uma daquelas coisas que devemos fazer antes de morrer é, sem dúvida, sentir a sensação e energia que vem de dentro da avenida em um desfile de carnaval.
Há quem diga que é uma das melhores sensações da vida, desfilar por uma escola de samba.
Para ser um dos componentes dentro de um desfile, não é tão difícil assim, podendo se afiliar a uma escola ou apenas turistar. Para se afiliar á agremiação aonde pretende desfilar, basta contactar o chefe de ala ou ir pessoalmente na quadra e declarar o desejo de desfilar pela escola. Os contatos e endereços podem ser encontrados no próprio site da escola.
Quanto mais cedo se afiliar e declarar interesse pelo desfile, melhor, pois as vagas são limitadas, correndo o risco de não conseguir desfilar em cima da hora.

Ensaio de bateria

As fantasias levam tempo, existem despesas, são ricas em detalhes e qualidade, portanto é necessário também comprar ou alugar a sua fantasia. Os valores variam de acordo com a Ala que você desfilará e o luxo que carrega a fantasia. Podemos encontrar fantasias simples no valor a partir de R$150,00 em algumas escolas e as fantasias de destaque de carro, costumam ser mais caras, chegando custar em média 3 mil reais. (valor atualizado em 2020) Claro que também será necessário ir aos ensaios toda semana, (normalmente aos domingos e muitas escolas só aceitam que o interessado faça no mínimo 10 ensaios), aprender o samba enredo e, estar em perfeita harmonia com sua ala e escola, além dos ensaios técnicos no próprio local de desfile (Sambódromo do Anhembi e Marquês de Sapucaí).
Geralmente nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo, as fantasias para as Escolas de Samba do Grupo Especial custam um pouco mais e são mais disputadas, além dos holofotes estarem voltados mais para estas escolas do que para as escolas do grupo de acesso. A sensação de participar dos ensaios das escolas é sem dúvida espetacular, tanto é que, até ingressos para os ensaios são disponibilizados para o público acompanhar antes do desfile. Se apenas como mero expectador a adrenalina vai a mil, imagine entrar na avenida.

Turistando na avenida

Para os “não membros”, apenas para “turistar” na avenida, de forma cômoda, fácil, mas não tão barato assim, existem agências que prestam este tipo de serviço e que cobram para cuidar de todo o processo para você desfilar e também, sem precisar ir aos ensaios técnicos, apenas entrar na avenida. Basta acessar o site da agência ou então contactá-los por telefone, mas fique ligado, pois nem todas as escolas vendem fantasias para turistas, pois muitas dão preferência para os afiliados. Então, adquirindo uma fantasia de uma escola “anfitriã, algumas agências pedem para que retirem as fantasias pessoalmente, outras levam até você, e se o samba-enredo já estiver disponível, você também receberá para ir praticando. Há também o pacote “VIP Service” que consiste no traslado de ida e vinda para o Sambódromo, com guia especializado que acompanha toda a experiência. É a opção que oferece mais conforto e comodidade, mas não é a única. Mas não se esqueça, mesmo não sendo um membro da escola, você deverá honrá-la na avenida. Para desfilar em São Paulo, contactar diretamente as escolas de Samba.

Agências de São Paulo ★ Não encontramos agências especializadas em fantasias das Escolas de Samba SP. Para adquiri-las, é necessário entrar em contato com a escola desejada. Desta forma, é possível economizar mais.

Agências Rio de Janeirowww.camarote.com.br/ | www.camarotecarnaval.com/

Obs. (Não temos nenhuma ligação com estas agências, apenas indicando algumas)

Pessoas que moram fora das capitais dos desfiles

Quem vem de fora das capitais (São Paulo e Rio de Janeiro), ou do país, precisam ter tempo disponível para conhecer a escola, provar a fantasia e se algo estiver errado ou incomodando na fantasia, é preciso fazer a troca ou ajuste. Como a maratona dentro da avenida é entre 65 minutos a 75 minutos, a fantasia precisa estar confortável no corpo. O ideal é hospedar-se próximo da Escola de Samba para ter um melhor acesso, e faça sua hospedagem com a maior antecedência possível. Quanto maior o tempo disponível, maiores são as chances de tudo sair com perfeição. Você pode comprar qualquer fantasia disponível e ir ao Sambódromo da maneira que preferir. O metrô de São Paulo funcionará até á meia-noite e o metrô do Rio de Janeiro funcionará 24 horas durante o Carnaval.

Dicas importantes para o dia do desfile

Como informamos anteriormente, é uma verdadeira maratona entrar na avenida e dar o melhor de sí, portanto, é preciso tomar alguns cuidados importantes:

Celulares – Não é permitido o uso de celulares durante o desfile. Caso aconteça, a escola corre sério risco de ser punida por um pequeno descuido de quem desfila mas uma falha gravíssima aos olhos de quem julga (noooota zeeeero). Para fotos, é possível a utilização de celulares somente antes do início do desfile e depois do desfile. Geralmente as escolas disponibilizam fotógrafos durante o evento, além de sair nas imagens de diversos fotógrafos de TVs e jornais espalhados pela avenida durante o desfile.

Roupas leves – Use roupas confortáveis antes do desfile, mantenha-se tranquilo para arrasar na avenida. utilize uma cinta/pochete daquelas que se ajustam bem ao corpo para carregar o mínimo possível (rg/dinheiro/chave do carro) e que não faça volume embaixo da fantasia.

Alimentação – Procure comer comidas leves, sem exagero, não vá querer ter sérios problemas digestivos durante o desfile. Hidrate-se bem. Um alongamento antes do desfile também ajuda para evitar uma indesejável câimbra.

EVITE ATRASO – Esteja pelo menos 2 horas antes do desfile no local combinado, pois a escola costuma fazer seu aquecimento e ensaio final antes de entrar na avenida. Geralmente as escolas disponibilizam ônibus para os integrantes chegarem todos juntos. É possível ir com seu veículo próprio, os arredores possuem locais para estacionamento.

MAQUIAGEM – Se a sua fantasia necessita também de maquiagem, geralmente a escola contrata maquiadores que devem ser pagos por quem desfila. As maquiagens são feitas horas antes do desfile, dentro da quadra da escola. Certifique-se com o chefe de ala.

VESTIR A FANTASIA – Não há vestiários disponíveis nos sambódromos. Para vestir sua fantasia, normalmente são colocadas na própria quadra da escola e as peças mais sensíveis da fantasia são colocadas na chegada ao sambódromo.

Veja o site de algumas Escolas de Samba – SP

ACADÊMICOS DO TATUAPÉ | ÁGUIA DE OURO | ACADÊMICOS DO TUCURUVI | GAVIÕES DA FIEL| MANCHA VERDE | MOCIDADE ALEGRE | ROSAS DE OURO | PERUCHE | DRAGÕES DA REAL |

Veja o site de algumas Escolas de Samba – RJ

|MANGUEIRA | SALGUEIRO | PORTELA | MOCIDADE PADRE MIGUEL | UNIDOS DA TIJUCA | VIRADOURO | IMPÉRIO SERRANO | UNIÃO DA ILHA |

★ “Uma das coisas que devemos fazer pelo menos uma vez nesta vida, desfilar !” (site Viajando Pelo Mundo)

★ “Foi a melhor sensação do mundo” (Alcione)

★ “Independente de resultado, a sensação foi de alma lavada” (Juliana Paes)

★ “Sensação inesquecível” (Núbia Oliver)

Parceria com:

https://www.mochileiros.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s