O inesquecível Carnaval de RECIFE, OLINDA e PORTO DE GALINHAS.

Quando vem chegando a época de Carnaval, é um enorme prazer se programar para aquele feriadão generoso! Nos últimos carnavais, procuramos aproveitar o feriadão e relaxar num carnaval ecológico. Já estivemos em Bonito, em Manaus, na Chapada dos Veadeiros e também caímos na folia em umas trilhas de Ubatuba e Serra do Mar.

Mas como não somos de ferro, entre uns e outros carnavais, acabamos caindo na folia de verdade nos carnavais mais famosos do Brasil. Desfilamos em Escolas de Samba de SP, entramos nos bloquinhos da Vila Mariana e no tradicionalíssimo carnaval de rua de São Luiz do Paraitinga. Mas o carnaval que de certa forma ficou “inesquecível” para nós, foi o de Recife. Sabe por quê? Fizemos um roteirinho muito bom e garanto que vocês irão gostar muito.

Recife , Olinda e Porto de Galinhas

Esse circuíto do carnaval pernambucano é uma mistura do agito de Recife com Olinda e um grande final para um descanso nas águas de Porto de galinhas. Abrace a nossa dica.

Foto | divulgação Recife

RECIFE E O GALO DA MADRUGADA

Aaah Recife ! A cidade por si só já respira alegria. Em época de carnaval então… Vá sem medo de ser feliz! É um lugar que não tem espaço para frescura, é chegar na cidade já preparado para curtir o Carnaval Recifense, pois a capital é tomada por diversos eventos, e os mais famosos são o Carnaval Multicultural, os ensaios do Maracatu, o Carnaval do Marco Zero e o tradicionalíssimo Galo da Madrugada.

Programe-se para o sábado de carnaval, também conhecido como sábado de Zé Pereira, logo no primeiro horário, ir de encontro ao Galo da Madrugada, que se inicia já as 07h da manhã. Para participar deste bloco gigantesco, não é necessário adquirir ingressos ou camisetas, apenas seguir a multidão que ocupa todas as ruas e vielas do velho centro da cidade. Para quem quer um certo conforto, há camarotes disponíveis em todo o percurso, com compra antecipada pela internet. O Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco de Recife, sai do centro da cidade, carregando multidões. Um galo gigantesco de quase 30 metros, é a principal atração do carnaval de Recife, desde 1978. A cada ano, o galo é montado sempre num estilo diferente dos anos anteriores, mas a cor é sempre aos fiéis azul, branco, verde, amarelo e vermelho.

DICA | É sair pela manhã e retornar somente a noite, portanto leve consigo somente o necessário. Nós costumamos carregar aquelas pochetes fininhas com apenas documentos, cartão de crédito, celular e um pouco de dinheiro trocado. Nordeste faz calor o ano todo, então, não se preocupe com roupas de frio. Compre uma capa de chuva descartável, fininha e inclua nos seus pertences, pois nessa época a chuva pode vir a qualquer momento, chuva que vem apenas para refrescar. Não se hospede no centro, fique próximo da Praia de Boa Viagem, é mais aconchegante e ideal para descansar, longe do agito. Água, lanches e outros itens de consumo, terá a disposição em todo o percurso do Galo.

OLINDA E OS BONECOS GIGANTES

Para cair na folia em Olinda, você tem a opção de fazer bate-volta de Recife ou se hospedar por lá mesmo. Da Praia de Boa Viagem a Olinda são menos de 20 km e existem ônibus que vão direto pra Olinda, Uber ou carro alugado. Ocupe seus próximos dois dias visitando a linda cidade de Olinda e caia na folia nos bloquinhos dos Bonecos Gigantes, pois é ladeira que não acaba mais.

Foto | Divulgação Olinda

O Carnaval de Olinda, parte do Carnaval Recife–Olinda, diz respeito à festa de momo realizada na cidade de Olinda, no estado brasileiro de Pernambuco. É reconhecido mundialmente pelos desfiles dos tradicionais Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas para alegria dos foliões. É realizado no Centro Histórico de Olinda, ou Cidade Alta.

A tradição ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco do Homem da Meia Noite, e em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia. Já em 1974, o artista plástico Silvio Botelho criou O Menino da Tarde, que popularizou a tradição com criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça de carnaval. E em 2008, foram criados bonecos representando grandes ícones da história e cultura brasileira e personalidades mundiais.

A festa de Olinda reúne mais de um milhão de pessoas durante o evento, com participação de cerca de 500 grupos carnavalescos.

A folia maior gira em torno das apertadas ladeiras de Olinda embaladas pelo ritmo do frevo, e não se esqueça de levar apenas o essencial para entrar no agito, que além das ladeiras, vale a pena também conhecer os camarotes de Olinda, que são vários. Adquira seu ingresso antecipado pela internet para os camarotes.

DICA | Vale muito a pena conhecer a cidade de Olinda também longe do agito do carnaval. Na parte alta da cidade de Olinda, chamada “Alto da Sé”, possui uma vista privilegiada da cidade e do mar, principalmente no entardecer, com um por do sol maravilhoso. Ali também existe uma catedral, conhecida como Catedral da Sé ou Igreja de São Salvador. É uma igreja estilosa, e a noite rendem belas fotos.

PORTO DE GALINHAS

Claro que depois de tanta folia, deixar o último dia para uma bate-volta em Porto de Galinhas e relaxar nas águas e piscinas naturais do litoral pernambucano, sem dúvida, será seu grand finale. Claro que se tiver mais de um dia disponível, certamente poderá se hospedar e curtir muito mais esse pedaço de paraíso, pois o que não falta em Porto de Galinhas são atrações. (Passeios de buggy, passeios de jangada, mergulhos , bate-volta até Maragogi, etc).

De Recife até Porto de Galinhas são aproximadamente 59 km, um pouco mais de 1 hora, e é possível chegar através de transfer, carro alugado ou de ônibus intermunicipal, com saídas do aeroporto de Recife e da Rodoviária da capital, que irá lhe deixar bem no centro de Porto de Galinhas.

A praia da Vila de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas possui um centrinho completo, charmoso e muito agitado. Por ali, vamos encontrar bares, restaurantes, hotéis, hostels, agências para passeios e mergulhos, lojinhas de souvenir e ótimos resorts, um pouco mais afastado do agito. É um lugar para vários dias, mas que também é válido para apenas um bate-volta ou dois dias para finalizar este maravilhoso circuíto do carnaval pernambucano.

DICA | Porto de Galinhas é ótima para fazer mergulhos de cilindro, e se puder, faça, pois é um dos lugares no Brasil com um dos valores mais acessíveis para mergulho, além de ter uma rica vida marinha. Se tiver snorkel, leve para lá também, ou então alugue, pois as piscininhas naturais se enchem de peixes coloridos.

Depois de se recuperar do carnaval de Recife, das marchinhas de Olinda e se refrescar nas águas de Porto de Galinhas, é hora de se despedir de um dos maiores carnavais que nosso país pode nos proporcionar… Abrace esta dica, não vai se arrepender! Este foi um dos melhores carnavais que passamos, mas sempre esperamos que o próximo seja melhor ainda. Enjoy !!!!!

Conte pra gente, qual foi o seu carnaval inesquecível?

  • Circuíto Carnaval de Pernambuco
  • Diversão: ★ ★ ★ ★★
  • Segurança: ★ ★ ★ ★
  • Nossa Avaliação: ★ ★ ★ ★★

Parceiros: