HOUTOUWAN nas Ilhas Shengsi

Este povoado de pesca abandonado, provavelmente é a vila mais verde do mundo, já que quase todas as casas estão tomadas pelas plantas trepadeiras e outras vegetações exuberantes.

Shengsi Islands, situada à 150 km a sudeste de Xangai, é um arquipélago composto por aproximadamente 394 ilhas, mas apenas algumas ainda são habitadas.

Imagem Stella Yan

Houtouwan, é uma vila de pescadores abandonada no lado norte da Shengshan Island. Construída em uma montanha, este local um dia já foi um assentamento ativo, e já chegou abrigar até 3.000 pescadores com suas famílias. Hoje, a mãe natureza toma conta do lugar.

No início da década de 90, quando a pequena baía encontrava dificuldades com o crescimento na indústria da pesca, ficando pequena demais para as embarcações gigantescas, e a crescente concorrência na vizinha Shanghai, os pescadores começaram a migrar para o continente, para portos maiores, e a pequena vila ficou praticamente abandonada.

“Uma das primeiras mudanças físicas em um mundo sem pessoas, seria um mundo tomado pela vegetação, e aqui, a natureza começou a reconquistar o seu território”…

A partir do abandono dos pescadores, a natureza começou a reconquistar o seu território em Houtouwan, esporos de samambaias e pequenas sementes que ficam presas pelos vãos, começaram a germinar. Hoje, dezenas de casas e pequenos edifícios estão completamente cobertas pela vegetação, dando um aspecto de “aldeia fantasma”, mas trata-se apenas de um local sendo reocupado pela natureza.

Algumas casas aqui, perderam seus telhados ou paredes devido a decomposição pela estrutura ficar exposta aos elementos e pelas plantas que podem destruir, devido ao seu crescimento natural. Mas por enquanto, as trepadeiras e outras plantas as transformaram em belíssimas obras da natureza.

Ainda pelas casas, podemos encontrar objetos e móveis em decomposição mantidos no mesmo lugar desde a debandada de seus moradores. Foram feitas algumas sinalizações nas casas para alertar os turistas sobre o possível perigo de entrar em algumas estruturas que estejam danificadas e deterioradas. A aldeia, quase completamente tomada pela vegetação, nos últimos anos, transformou-se em um local redescoberto por turistas do mundo todo.

O que podemos aprender com esse pequeno vilarejo? Que a natureza é muito mais forte do que imaginamos, e na ausência do homem, a natureza continuará a florescer, e seu legado continuará para sempre. Houtouwan é um exemplo.

Todos os dias, diversos turistas visitam Houtouwan, percorrendo caminhos estreitos, passando por casas em ruínas superadas pela vegetação.

Como Chegar | Xangai: o ponto mais próximo das ilhas Shengsi

Para visitar este local, as agências de turismo em Xangai, oferecem passeios para os turistas visitarem a aldeia.

Caso opte ir por conta própria, compre um bilhete combinando ônibus + embarcação na estação de ônibus Nanpu Bridge. O ônibus parte de Xangai com destino a Shenjiawan , local de onde você deve se transferir para uma embarcação na Ilha Gouqi. Depois de chegar à Ilha Gouqi, pegue um ônibus ou táxi para a Ilha Shengshan, onde encontrará a vila deserta.

É um lugar de difícil acesso, pois pequenos barcos encontram dificuldades em alcançar a costa, dependendo da parte do ano. O acesso ao local é pago e limitado por quantidade de visitantes e apenas algumas partes da aldeia está autorizado o acesso. A melhor época para visitar o local é no verão, e este passeio pode ser feito uma combinação com um banho de mar nas praias do arquipélago.

A China é um país imenso e possui muitas atrações turísticas. Além Vila de Houtouwan, podemos conhecer também a região das Muralhas, que é sem dúvida a principal atração. Ainda existe a Cordilheira Colorida e muitos, muitos outros pontos turísticos.

Parceria com:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s