Bisão americano está de volta ao México depois de 100 anos.

O bisão americano foi extinto no México há cem anos. Hoje retorna ao seu habitat graças ao trabalho de ativistas.

Mais de cem anos depois, foi finalmente possível reintegrar o bisão americano ao estado de Coahuila, no México. Um segundo rebanho foi lançado para as Áreas de Proteção e Fauna Maderas del Carmen e Ocampo em Coahuila. Esta área de proteção é onde vivem diversas espécies ameaçadas de extinção e o local é também considerada pela UNESCO como reserva da Biosfera.

O bisão americano das planícies, cujo nome científico é Bisão Bion,é o maior mamífero em terra das Américas. Anteriormente, o habitat do bisão cobria o México, os Estados Unidos e o Canadá. Sua presença foi de suma importância para os povos nativos do norte, que o integraram à sua visão de mundo.

Imagens: Mexico Desconocido

Organizações como a Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp) estimam que há alguns séculos a população mundial de bisões era de 30 milhões. Infelizmente, a mão do ser humano interveio e no início do século XX havia apenas cerca de 1.000 espécimes. Entre as principais causas de extinção estão a caça, a doença e a destruição das pastagens em que habitavam.

O caso do México foi ainda mais avançado, pois os estados de Coahuila, Chihuahua, Sonora, Nuevo León e Durango já foram santuários do bisão americano, e em meados do século XIX, foi completamente extinto no México

Alguns anos atrás, diferentes órgãos governamentais, Universidades, a sociedade civil, organizações internacionais e empresas privadas decidiram devolver o bisão para esta região.

Imagens: Mexico Desconocido

Para a espécie acima, o Serviço Nacional de Parques dos EUA doou 23 cópias onze anos atrás para a Reserva da Biosfera, que foram reproduzidos e atualmente somam 200 indivíduos.

Agora é a vez de Coahuila, que recebeu 19 cópias de bisões americanos para repovoar a região. Mexico Desconocido

Parceria com:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s