Esculturas de IBITIPOCA | Minas Gerais

Conhecem essas belas esculturas?

As esculturas gigantes de ferro, localizadas dentro da Reserva do Ibitipoca, em Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais, sudoeste do Brasil.

Quem passa pela Reserva do Ibitipoca, em Minas Gerais, tem a agradável surpresa de presenciar estas sete belíssimas esculturas que complementam o cenário da reserva, uma verdadeira galeria de artes a céu aberto.

Créditos das imagens: Rafa Hansen

Dentro da reserva, localizadas no topo da colina, na Pedra do Gavião, estão instaladas sete gigantes esculturas de ferro, criadas pela artista americana Karen Cusolito. As esculturas possuem em média 9 metros de altura e pesam entre 6 a 9 toneladas. Elas foram criadas para o famoso festival Burning Man, no deserto de Nevada, EUA, e depois vieram para o Brasil para compor o belo cenário da Reserva.

As esculturas, que possuem nomes próprios, simbolizam as diferentes religiões no mundo. E o lugar que já é bonito por natureza, com as esculturas, o local se torna ainda mais rico e engrandecedor. Um pôr do sol neste lugar na presença destas esculturas, é fantástico.

Mas como essas enormes esculturas feitas nos EUA vieram parar em Ibitipoca?

Em uma visita a São Francisco, Califórnia, um dos proprietários da fazenda, encontrou a oficina da artista Karen Cusolito e desejou adquirir uma de suas esculturas. Ela se negou a vendê-la, dizendo que ela pertencia a uma família de sete esculturas. Renato então decidiu comprar todas, mas Karen, relutante, não aceitou fazer o negócio sem saber onde “seus filhos” morariam. Renato a convidou para conhecer a Reserva e quando ela chegou ao local onde elas seriam colocadas, disse: “Agora sim elas encontraram seu lar”.

Mas a logística entre os EUA e Brasil não foi tão simples assim, elas vieram transportadas quase inteiras em carretas, até o Porto Americano de Long Beach, e de lá, chegaram de navio até o Porto de Santos, para serem transferidas novamente para outras carretas, estradas de asfalto, de terra, até chegarem em Ibitipoca, Minas Gerais. Acompanhe abaixo, toda a trajetória:


É possível se hospedar na reserva e ter total conexão com a natureza, além de acompanhar as outras obras de arte espalhadas pelo local, e claro, se aventurar nas diversas trilhas e cachoeiras da região, e saborear a tradicionalíssima culinária mineira. Mas também é possível se hospedar fora da reserva e contratar passeios para visitar o local.

A Reserva do Ibitipoca é um projeto socioambiental experimental focado no homem e sua casa, o planeta. Com aproximadamente 5.000 hectares, esta reserva que já foi anteriormente degradada, está em constante recuperação da fauna e flora nativas da Mata Atlântica. Um lugar que prega a sustentabilidade ambiental. (Comuna Ibitipoca)

Sem dúvida, a sua visita a este lugar, será inesquecível…

Parceiros:

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s