QUINTA DA REGALEIRA | Sintra, Portugal

Estando em Portugal, não deixe de visitar este imperdível e misterioso lugar, o Palácio da Regaleira, na cidade de Sintra, a 30 kilometros da capital Lisboa. Este belo castelo é um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra e parte integral da paisagem cultural de Sintra, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto de Portugal Virtual

Construído entre 1904 e 1910, a Quinta da Regaleira é um enorme espaço turístico e de lazer, que nos tempos atuais é aberto para visitação. Lá encontraremos além do belo palácio, um lindo jardim do século XX com passagens subterrâneas interligadas, capela, museu, espaço para espetáculos e eventos ao ar livre. O local conta também com serviço de guias, uma cafeteria/restaurante com uma agradável esplanada e uma loja.

No Palácio da Regaleira, encontraremos alguns pontos que escondem significados relacionados com a Maçonaria, com a Ordem dos Templários, bem como a Rosacruz, tornando o lugar misterioso.

Uma das principais atrações do palácio, e que chama a atenção de seus visitantes, é o Poço Iniciático, ou Torre Invertida. Este poço é fora do comum, e recebeu este nome porque acredita-se que ele era usado em rituais de iniciação à maçonaria. o poço, com 27 metros de profundidade, é uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral sustentada por colunas. Essa escadaria é dividida em nove patamares separados por lances de 15 degraus cada um.

Foto de Portugal Virtual

E no fundo do poço encontraremos uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, que era o brasão de Carvalho Monteiro e, também, indicativo da Ordem Rosacruz. Aconselhamos que faça uma visita guiada, para entender melhor o lugar e os significados de cada ponto do local, pois nada ali foi construído por acaso. O passeio subterrâneo do palácio é misterioso e também escuro em alguns pontos, mas nada que a lanterna do celular não resolva.

As outras atrações do palácio são excepcionais também, a Sala da Caça, a Sala Octogonal e a Sala do Rei, são ambientes riquíssimos da história portuguesa e sua monarquia.

A Capela neomanuelina  evidencia um rico programa iconológico tendo, como tema central, o ciclo mariano e crístico, com destaque para as cenas da Anunciação e da Coroação de Maria.

Álea dos Deuses, Alameda marcada pelo alinhamento de estátuas de divindades clássicas, figurando Fortuna, Orfeu, Vénus, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano, Hermes, etc.

O Portal dos Guardiães, representada por estrutura cênica com duas torres laterais e por um mirante central, sob o qual esconde uma das entradas para o Poço Iniciático.

Há ainda o Poço Imperfeito, com apenas 8 metros e 90 centímetros de profundidade, formada por pedras rústicas intercaladas, e podemos alcançá-lo através dos túneis ou através de uma escada em espiral por trás de suas paredes. Mais do que um passeio turístico, visitar a Quinta da Regaleira é viajar num universo imaginário de símbolos e metáforas.

Não deixe de subir nas torres, pois nos pontos mais altos da Regaleira, é possível ter uma boa vista do restante da Quinta da Regaleira e até mesmo de Sintra e arredores, do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena. Estando neste lugar, no seu passeio não existirá uma ordem certa a seguir, pois os caminhos não são lineares, mas aconselhamos acompanhar as informações do mapa para não deixar nada para trás, pois todos os pontos de interesses de Quinta revelam alguma surpresa.

  • Onde fica: Rua Barbosa Du Bocage, 2710-567 Sintra, Portugal
  • Entrada: PAGA (Site Oficial)
  • Nossa Avaliação: ★ ★ ★ ★★
  • Mapa do local (mapa)

Não deixe de visitar também, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, além de Azenhas do Mar, todos em Sintra, Portugal.

Parceiros:

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s